O Campo de Forma
As ondas de forma, já vistas, podem ser emitidas por corpos sólidos de formas geométricas, cuja densidade é diferente daquela do meio ambiente. Essas formas põem em evidência a existência de campos sem os quais não haveria ondas de forma.
O que é um campo?
Já dissemos que ele deveria ser entendido como uma porção do espaço onde se produzem fenômenos. Isso é um pouco abstrato; vejamos exemplos. O ar através do qual voam os pássaros do campo é campo de prazer para a população alada.
Em toda a parte onde a agulha de uma bússola se orienta sozinha em uma direção privilegiada, pode-se falar de campo magnético. Do mesmo modo, em todo lugar onde uma forma geométrica emite ondas de forma, pode-se falar de campo de forma. Talvez você esteja se perguntando qual o interesse que temos em explorar o campo de forma.
Em biologia se fazem experiências in vivo com espécimes vivos, animais de laboratórios ou outros. Mas para precisar certos detalhes, faz-se estudos in vitro, ou seja, em um
meio artificial. Mantém-se, por exemplo, um tecido vivo em uma solução nutritiva para se estudar as condições nas quais ele pode viver separado do organismo. Isso às vezes leva ao conhecimento de como deveria ser o meio natural normal e como corrigi-lo quando necessário. Faremos o mesmo com as ondas de forma.
|